sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

PERGUNTAS FREQUENTES

1) QUAL É A FINALIDADE DA BANCA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO?

Aplicar provas e emitir certificado de escolaridade às pessoas que não tiveram oportunidade de estudar na idade regular.


2) QUEM PODE FAZER OS EXAMES DA BANCA ?

Pessoas que necessitem da conclusão do ensino fundamental e/ou médio para elevação de sua escolaridade e inserção no mercado de trabalho, desde que possuam a idade mínima exigida.


3) QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA FAZER A INSCRIÇÃO PARA OS EXAMES ESPECIAIS?

- documento original de identidade que comprove a idade exigida (documento com foto recente).

- certidão de nascimento ou de casamento.

- CPF (facultativo)

- Título de Eleitor (facultativo)

- documento que comprove os estudos concluídos, no caso de conclusão em áreas de conhecimento ou disciplinas, (histórico escolar / certificação ou equivalente ou declaração), para aproveitamento de estudos.

- 01 foto 3 X 4.

OBS.: A CNH não é aceita por não conter a naturalidade da pessoa.


4) SE FOR REPROVADO, QUANDO PODEREI REFAZER AS PROVAS?

A partir do dia seguinte, após a primeira reprovação, e trinta dias após a segunda reprovação.


5) SE FOR REPROVADO EM UMA ÁREA DE CONHECIMENTO, POSSO FAZER PROVA EM OUTRA ÁREA ANTES DOS TRINTAS DIAS?

Sim.


6) POSSO FAZER UMA MATÉRIA ISOLADA?

Sim. Somente Matemática (Ensino Fundamental), Ciências da Natureza (Ensino Fundamental) e Matemática (Ensino Médio).


7) QUAL É A IDADE MÍNIMA PARA A REALIZAÇÃO DO EXAME?

Quinze anos completos para o Ensino Fundamental e dezoito anos completos para o ensino médio.

OBS.: o candidato com idade inferior a dezoito anos deve vir acompanhado de um responsável legal para realizar sua inscrição.


8) ONDE FUNCIONA A BANCA?

Na Sala 5 do CESEC Monsenhor Geraldo Mendes Vasconcelos, localizado à Rua Messias Macedo, nº. 588, Centro, Arcos, Minas Gerais.

Ponto de Referência: atrás da E.E. D. Berenice de Magalhães Pinto.


9) QUAIS SÃO OS HORÁRIOS DAS PROVAS E A DURAÇÃO?

As provas acontecem à tarde (de 14 às 17h) e à noite (das 18 às 21h).


10) POSSO REALIZAR QUANTAS PROVAS POR DIA?

Apenas uma prova em cada turno.


11) EXISTE ALGUM MATERIAL FORNECIDO PELA BANCA PARA O ALUNO ESTUDAR?

Somente os programas de ensino, disponíveis no links Programas de Estudo e Módulos Didáticos.

Programas de Estudo
Módulos Didáticos

OBS.: O link "Módulos Didáticos" está no menu à esquerda do Centro de Referência Virtual do Professor. Veja a seta verde na figura abaixo:




12) QUANTO TEMPO APÓS TER FEITO A PROVA É DIVULGADO O RESULTADO?

O resultado é divulgado neste blog em 24 horas (um dia útil) após a realização das provas, exceto para a prova de língua portuguesa (Área I - Ensino Fundamental) e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Área I - Ensino Médio), cujo resultado é disponibilizado em até 48 horas (dois dias úteis) após a realização da prova.


13) AS PROVAS SÃO DE MÚLTIPLA ESCOLHA?

Sim, exceto a prova de Redação que é dissertativa.


14) QUANTAS QUESTÕES CADA PROVA TEM?

As provas do Ensino Fundamental são compostas de 30 (trinta) questões e as provas do Ensino Médio têm 44 (quarenta e quatro) questões.


15) QUAL É O MÍNIMO DE ACERTOS PARA A APROVAÇÃO?

O mínimo para aprovação é o acerto de 50% das questões, ou seja, 15 acertos para o Ensino Fundamental e 22 acertos para o Ensino Médio.

OBS.: A nota da prova de Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias e Redação é a média aritmética da nota obtida na prova de múltipla escolha e na prova de redação.


16) QUEM DEVO PROCURAR PARA MARCAR A PROVA?

Procurar, pessoalmente, os funcionários da banca que são os responsáveis pela inscrição de candidatos e agendamento das provas, nos seguintes horários:

De segunda a sexta: de 13h às 21h.


17) POSSO FAZER PROVA TODOS OS DIAS DA SEMANA?

As provas são aplicadas de segunda à sexta-feira nos turnos da tarde e da noite. Havendo vagas, o candidato poderá fazer provas em dias consecutivos.


18) JÁ CONCLUÍ QUÍMICA E FÍSICA. POSSO FAZER A PROVA SÓ DE BIOLOGIA?

Não. O candidato deve fazer a área de conhecimento completa "Ciências da Natureza e suas Tecnologias" que é composta pelas disciplinas Biologia, Química e Física.


19) QUANTAS PROVAS PRECISO FAZER PARA CONCLUIR O ENSINO FUNDAMENTAL OU O ENSINO MÉDIO?

Quatro provas para cada nível de ensino.


ENSINO FUNDAMENTAL:

ÁREA I - Língua Portuguesa, Inglês, Arte, Educação Física e Redação;
ÁREA II - História e Geografia;
ÁREA III - Matemática;
ÁREA IV - Ciências da Natureza.


ENSINO MÉDIO:

ÁREA I - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação);
ÁREA II - Matemática e suas Tecnologias (Matemática);
ÁREA III - ciências humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
ÁREA IV - Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química).


20) AO CONCLUIR OS ESTUDOS, QUAIS OS PROCEDIMENTOS PARA REQUERER A CERTIFICAÇÃO?

Procurar os funcionários da banca para solicitar a certificação (Histórico Escolar). O certificado é emitido eletronicamente, porém deve ser solicitado com antecedência para que o documento seja autenticado com as assinaturas dos responsáveis e carimbos oficiais.


21) POSSO REQUER UM HISTÓRICO PARCIAL DAS ÁREAS CONCLUÍDAS?

Sim. Porém, o histórico parcial não dá direito ao candidato de prosseguir os estudos em série, ano, etapa ou nível de ensino subsequente.


22) POSSO APROVEITAR ESTUDOS CONCLUÍDOS NO ENEM?

Sim. A banca analisará a documentação e aproveitará estudos concluídos no ENEM, no ENCCEJA, Exames Supletivos, EJA Presencial e Ensino Regular.


23) ONDE E COMO POSSO OBTER MAIS INFORMAÇÕES?

Pessoalmente, na Banca Permanente de Exames Especiais do CESEC Monsenhor Geraldo Mendes Vasconcelos, ou através do telefone (37) 3351-3700.


24) ONDE FICA LOCALIZADO O CESEC DE ARCOS?

Na Rua Messias Macedo, 580 – Centro – Arcos – MG – Telefone (37) 3352-1245


62 comentários:

  1. paga alguma coisa? E se eu ainda estiver estudando?
    O certificado é valido como o escolar mesmo? Ou depois terei que me formar numa escola normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não paga para se submeter aos exames especiais.

      O candidato por estar estudando ou não.

      O CESEC é escola pública, sob a administração da Secretaria de Estado de Educação. Portanto, é uma escola oficial da rede pública estadual de Minas Gerais. O certificado tem validade em todo o território nacional.

      Excluir
    2. O CESEC-Arcos é uma escola pública oficial, pertencente à Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. O certificado expedido pelo CESEC-Arcos tem validade nacional.

      Excluir
  2. No item 4 (SE FOR REPROVADO, QUANDO PODEREI REFAZER AS PROVAS?

    A partir do dia seguinte, após a primeira reprovação, e trinta dias após a segunda reprovação.), se acaso for reprovado mais de duas vezes posso tentar novamente e qual período de tempo?

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Verifique os quantitativos. Ensino Fundamental ou Ensino Médio? Todas essas informações estão disponibilizadas.

      Excluir
  4. tenho 17 anos e emancipei minha idade sera que posso fazer o ensino medio ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Somente quando possuir 18 anos ou por decisão judicial.

      Excluir
  5. Ola gostaria de saber como faço a inscrição para banca de provas 2015 . Pelo telefone tem como

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo telefone, não. Somente pessoalmente e com a documentação exigida.

      Excluir
  6. Olá gostaria de saber se é preciso pagar algo?
    E quando se refere ao responsável legal ? Porque minha mãe está viajando e eu estou com uma amiga da família; tem algum problema dela fazer a matrícula? #obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O CESEC-Arcos é uma escola pública da Rede Oficial do Estado de Minas Gerais, portanto você não paga para estudar.

      Se você é menor de idade, deve vir acompanhado/a de seus pais ou responsáveis.

      Excluir
  7. Olá boa tarde, é eu tenho 15 anos é por motivos pessoais perdi dois anos de estudos, era par mim i por primeiro anos do ensino médio ano que vem, mais aí estou indo por oitavo, é queria sabe se tem como eu recupera esses dois anos que perdi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível sim. Você deve procurar a Banca de Exames Especiais do CESEC-Arcos.

      Excluir
  8. Tem jeito de fazer so uma série no cesec? Por exemplo só o primeiro ano do ensino médio?

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, sou do ES e gostaria de concluir meus estudos. Minha dúvida é, aqui também tem esse sistema, ou apenas em Minas? Eu sendo de outro estado, posso ir fazer ai? Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabemos informar como funciona o sistema de ensino no estado do Espírito Santo. O fato de morar em outro estado não o impede de se submeter às provas em Minas Gerais.

      Excluir
  10. Tem que paga as provas pra concluir o ensino fundamental?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Não é preciso pagar. O CESEC-Arcos é uma escola pública.

      Excluir
  11. Oii , necessito saber se eu vou precisar fazer provas de primeiro ano do ensino médio (pois passei devendo 3 matérias) para só depois fazer as provas do segundo e terceiro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que se submeter às provas com o conteúdo do 1º, 2º e 3º Ano. Não trabalhamos em regime de seriação.

      Excluir
  12. Olá, tudo bem?

    Há mais ou menos 18 anos eu parei de estudar, eu sai da escola quando concluí o 2º do Ensino Médio, eu preciso muito agora (já fiz a matrícula) concluir tudo. Eu estive observando a quantidade de pessoas que são reprovadas todas as semanas, me deu um aperto no peito. Eu observei que há muitas pessoas, que como eu, estão lutando para concluir os estudos, pessoas com mais idade ou passaram muito tempo depois do último ano que estudou. Sei que vou ter muitas dificuldades em matérias como Matemática, Química, Física e Biologia, mas neste sistema, eu posso ir insistindo até terminar tudo? Eu não me recordo praticamente nada do que aprendi naquele tempo e, o que lembro é que foram as matérias mais difíceis para mim. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Você pode se submeter aos exames quantas vezes forem necessárias. Contudo, você pode se matricular no CESEC e estudar com os professores as disciplinas que apresenta maior dificuldade.

      Excluir
  13. Olá , será que dá para fazer somente um a serie?,pois repiti o segundo ano e gostaria de fazer o terceiro em uma escola regular

    ResponderExcluir
  14. No CESEC-Arcos não trabalhamos com o regime de seriação. Não há como você concluir apenas uma série do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Você conclui todo o Ensino Fundamental ou todo o Ensino Médio, de acordo com sua situação.

    ResponderExcluir
  15. Tenho um amigo que parou no 7 ano em quanto tempo ele conclui o ensino fundamental e médio?

    ResponderExcluir
  16. Oi vou fazer 18 anos em alguns messes e por alguns motivos acabei por ter Q refazer o 2º ano de Ensino Médio
    Se eu concluir meus estudos do Ensino Médio pelo Cesec ainda poderei continuar no colégio pelo resto do ano?

    ResponderExcluir
  17. olá tudo bem, eu tirei mais que 450 nos cadernos no enem , porem 1 eu tirei 419 e a redação tirei 480, teria como eu fazer uma prova e concluir somente a parte da redação e de ciências da natureza??

    ResponderExcluir
  18. olá tudo bem, eu tirei mais que 450 nos cadernos no enem , porem 1 eu tirei 419 e a redação tirei 480, teria como eu fazer uma prova e concluir somente a parte da redação e de ciências da natureza??

    ResponderExcluir
  19. De quanto em quanto tempo abre vagas para fazer a prova de banca

    ResponderExcluir
  20. De quanto em quanto tempo abre vagas para fazer a prova de banca

    ResponderExcluir
  21. Eu estou fazendo as provas da banca do ensino fundamental aonde que eu encontro as matérias pra mim estudar

    ResponderExcluir
  22. Eu estou fazendo as provas da banca do ensino fundamental aonde que eu encontro as matérias pra mim estudar

    ResponderExcluir
  23. Eu estou fazendo as provas da banca do ensino fundamental aonde que eu encontro as matérias pra mim estudar

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho 16 anos e estou fazer o 1° ano do ensino médio! Eu posso fazer o cesec?

    ResponderExcluir
  26. conclui quase todas as areas pelo enem, ficou somente ciencia da natureza. para concluir so essas materias ja que as outras foram eliminadas, qual documento preciso e onde consigo? me informaram sobre um certificado de conclusao das materias do enem, mas onde e como solicito?

    ResponderExcluir
  27. Parei de estudar no segundo ano do ensino médio , no caso teria como dar continuidade nas matérias do 2° ano , ou ter q refazer des do primeiro ?

    ResponderExcluir
  28. Posso ter algum problema quando for entrar na faculdade, terminando o ensino médio pelo exame de banca?

    ResponderExcluir
  29. Terminei o ensino médio com os exames da banca quanto tempo após o término terei meu diploma e documentação do ensino médio ?!

    ResponderExcluir
  30. Ola eu terminei o o ensino fundamental em escola publica eo ensino medio pela banca permanente keria saber se eu posso ganhar as bolsas da facudade pelo enen , prouni etc...

    ResponderExcluir
  31. Eu tava fazendo cesec mais eu parei de fazer, se eu voltar vou começar tudo denovo

    ResponderExcluir
  32. Quem tá no segundo ano? Como faço pra fazer a prova?

    ResponderExcluir
  33. Quem tá no segundo ano? Como faço pra fazer a prova?

    ResponderExcluir
  34. Oi tenho uma filha de 1 ano e 6 mes que depende de mim pois nao tem ninguem pra olhar ! Oque eu faço !?? Tenho 17 anos perdi muito tempo ja de estudos ...

    ResponderExcluir
  35. Tenho 17 anos , mas completo 18 até o dia da prova! Ppssl fazer o Enseja? Mas até o dia das inscrições ainda terei 17 anos.

    ResponderExcluir
  36. Preciso formar o 3º ano do ensino médio, tem como eu fazer a prova so pra forma o 3º ano??

    ResponderExcluir
  37. Posso fazer serie por serie ? Tipo, 8° ano, depois 9° ano etc... ou só posso fazer todas as series de vez ?

    ResponderExcluir
  38. Ola
    Gostaria de saber se o cesec tem professor para nós ajudar?

    ResponderExcluir
  39. Eu passei no enceja fique devendo so matemática ,eu consigo fazer so ela?

    ResponderExcluir
  40. Meu namorado pode mim matricular? pois meu pai morreu e minha mãe está viajando e estou morando com meu namorado tenho 16 anos quais os documentos preciso

    ResponderExcluir
  41. Se eu fizer Cesec posso fazer um concurso público ?

    ResponderExcluir
  42. Estou no 3 ano do ebsino medio!
    Preciso faser to o ensino medio denovo ou somente o 3? E em quanto tempo consigo terminar?

    ResponderExcluir
  43. Com esse certificado posso fazer concurso pra PM ou outros diversos?

    ResponderExcluir
  44. Ola sou elizeu eu fasso sesec mais gostaria de saber se eu posso tirar duvidas com algum professor porquefasso banca permanente

    ResponderExcluir
  45. Posso fazer matemática e biologia apenas?

    ResponderExcluir
  46. Se caso eu tiver feito o terceiro ano e ficar devendo 2 matérias consigo fazer só naquelas áreas?

    ResponderExcluir
  47. na hora de fazer a prova, posso consultar no caderno?

    ResponderExcluir
  48. Bom dia. Todas as faculdades aceitam o histórico e certificado emitidos pelo CESEC?

    ResponderExcluir
  49. Oi consegui passar em linguagens e ciências humanas pelo cesec,mas me inscreve no enceja 2021 e necessário fazer a prova do enceja destas matérias,ou minha nota e contada e aproveitada

    ResponderExcluir